QUEM SOMOS
Somos uma organização aberta a todos os que dela quiserem fazer parte. E procurando trazer para as causas mais nobres os melhores profissionais das artes, da música, do mundo do espetáculo ou do desporto, acolhemos entre os nossos membros pessoas com as mais diversas valias e conhecimentos, absolutamente essenciais ao sucesso da organização e das missões a que ela se propõe: artistas, produtores, técnicos, advogados, médicos, jornalistas, professores, religiosos, criativos, designers, engenheiros, economistas, empresários, profissionais de todas as áreas de atividade, que desejem fazer realmente a diferença, num mundo cada vez mais agastado pelo egoísmo e pela indiferença.
MISSÃo
Associação sem fins lucrativos empenhada na promoção da Paz, na proteção do Planeta e no bem da Humanidade.
Para além da promoção e divulgação de grandes ideais fraternos e solidários, pretende com a sua ação, contribuir de forma ativa e consequente para o desenvolvimento da sociedade e do Homem, em toda a sua dimensão filosófica, social e cultural.
VALOREs E filosofia
Diz o milenar provérbio chinês: “Se quiseres matar a fome a um homem não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar...”
Nós queremos, em consciência, ir um pouco mais longe e por isso afirmamos: “Se quiseres ajudar um homem com fome, dá-lhe hoje um peixe e ensina-o a pescar para os dias vindouros...”
No tempo em que vivemos, as necessidades de apoio e de intervenção social são tantas, as agressões à vida e à dignidade da Pessoa Humana são tão graves, as ameaças que pairam sobre todos nós, pondo em causa a Paz e o Planeta, são tão perigosas, que para sermos realmente eficazes, temos que atuar de forma organizada, muito empenhada e em três grandes frentes:
-
Na caridade, ajudando no imediato e mais proximamente quem necessita.
-
Na solidariedade, criando condições para resolver de forma definitiva os problemas daqueles que mais sofrem e precisam, no mundo e na nossa sociedade.
-
Na intervenção, lutando enquanto cidadãos ativos e conscientes, junto dos jovens, das pessoas em geral, da comunicação social, das autoridades, instâncias ou poderes instituídos, que têm afinal o dever de solucionar os diferentes problemas.
Este é um compromisso assumido inequivocamente pelos membros, conselheiros e amigos da nossa associação. A solidariedade efetiva, com ações concretas, bem definidas, estudadas e calendarizadas, que nos mobilizam e a toda a sociedade, constituem assim uma importante referência e a imagem de marca da Frente Solidária.
COMO NASCE A ORGANIZAÇÃO
Esta associação nasce de uma crescente tomada de consciência e de uma necessidade imperiosa, cada vez mais premente, de promover os valores universais da fraternidade, da educação, da tolerância, da cultura e da solidariedade, em resposta à enorme ignorância e preconceito, que invariavelmente nos vão destruindo e ao mundo em que vivemos.
Por outro lado, participando desde sempre em múltiplas ações e eventos de beneficência, constatamos que, independentemente do seu valor e empenho, as várias instituições já existentes se deparam quase sempre com imensas dificuldades e problemas de toda a ordem, sejam eles a falta de recursos financeiros, de pessoal qualificado, de meios técnicos e até, na grande maioria dos casos, com um enorme défice de conhecimentos e capacidade de organização.
Em geral e salvo algumas exceções, os eventos de solidariedade são assim organizados de forma extemporânea e geridos normalmente por amadores, curiosos e voluntários. Pessoas imbuídas da maior dedicação e boa vontade, mas sem qualquer experiência ou formação específica, prejudicando muitas vezes o próprio trabalho dos artistas ou outros intervenientes e desperdiçando também oportunidades únicas e absolutamente extraordinárias de rentabilizar os seus eventos, os seus espetáculos ou as causas que se propõem ajudar. E o resultado final é, muitas vezes, uma enorme frustração e total perda de tempo.
Foi na constatação deste conjunto de realidades e circunstâncias, perante as crescentes agressões a que o nosso Planeta e a Humanidade no seu conjunto estão sujeitos, em face da urgente necessidade de um exercício de cidadania eficaz e uma intervenção social ativa, aos mais diversos níveis, que surgiu a ideia da Frente Solidária.
ORGÃOS SOCIAIS
DIREÇÃO
Presidente: Fernando Correia
Vice-Presidente: Maria da Conceição Ferrão
Tesoureiro: André Noutel Pereira
Vogal: Arlindo Anacleto
Vogal: Ana Garcez
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Rui Arcanjo Mestre
Vice-Presidente: Guy Manta Pereira
Secretário: Ana Paula Almeida
CONSELHO FISCAL
Presidente: Pascal Ballayer
Vice-Presidente: Paulo Edson da Cunha
Vogal: Ana Laíns
CONSELHO DE MEMBROS HONORÁRIOS
Presidente Honorário Fundador: Fernando Pereira
MEMBROS HONORÁRIOS CONSELHEIROS
Abílio Silva
Arnaldo Costeira
Fernando Casqueira
Frei Fernando Ventura
João Murillo
João Pestana Dias
José Manuel Moreira
Luís Filipe Borges
Luís Vieira Baptista
Manuel Pinto Coelho
Paulo Cardoso
Paulo Soares de Oliveira
Pode consultar aqui os estatutos da Associação.